sábado, 20 de novembro de 2010

Manuel...vai se afogar menino!!!


Esse bicho é off-road e não anfíbio...

Amazonas

No decorrer das décadas de 70 e 80, era quase impossível um mero mortal ter uma moto de alta cilindrada no Brasil, digo isso pois os modelos vendidos no território nacional eram importados e com o valor de aquisição que beirava a estratosfera, então dois mecânicos revolveram inovar e dar um jeitinho brasileiro para conseguir ter uma moto de alta cilindrada, com um preço compatível com a realidade do povo brasileiro.
Os mecânicos Luiz Antônio Gomides e José  Carlos Biston incorporaram o motor de VW de 1500cc num quadro de Indian 1200, o conceito deu certo mas algumas gambiarras tiveram de ser feitas como a introdução de um êxito cardam e uma caixa de marchas que só foi acertada quando introduziam a caixa do SP2, mas fora isso foi uma moto que agradou muito o publico em geral, principalmente os importadores que levaram a nossa AMAZONAS tanto para o Japão como para os EUA. 
Moto Amazonas - ExércitoCom o apoio da AUTO IMPORTADORA FERREIRA RODRIGUES, os amigos Luiz e José colocaram a Amazonas no mapa e na cabeça dos brasileiros (me lembro que quando era criança meu pai me mostrou essa moto e uma das coisas que mais me chamou a atenção alem do tamanho foi o fato da mesma ter marcha ré). Mas nem tudo foi alegria na vida dessa King Kong tupiniquim, com a abertura da economia brasileira no inicio da década de 90, as motos importadas vieram com tudo e detonaram com essa querida motocicleta, quando digo que detonaram, é por que fizeram isso literalmente, os preços das motos importadas caíram vertiginosamente e alem disso a degeneração da imagem da AMAZONAS foi sumária. Se você tem menos de 20 anos com certeza nunca viu essa moto, ou ouviu falar pouco, mas... se você tem mais de 25 anos com certeza sente saudades desse monstro.

Amazonas 1600 Turismo 
FICHA TÉCNICA
MOTOR – 4 cilindros horizontais opostos, 4 tempos, refrigerado a ar;
comando no bloco, 2 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 85,5 x 69 mm. Cilindrada: 1.584 cm³.
Taxa de compressão: 7,2:1. Potência máxima: 56 cv a 4.200 rpm.
Torque máximo: 10,8 m.kgf a 3.000 rpm. Dois carburadores.
Partida elétrica.
CÂMBIO – 4 marchas mais ré; transmissão por corrente.
FREIOS – dianteiro, duplo disco; traseiro, um disco (Ø ND).
QUADRO – berço duplo em aço.
SUSPENSÃO - dianteira, telescópica; traseira, duas molas.
PNEUS – dianteiro e traseiro, 5,00-16.
DIMENSÕES – comprimento, 2,24 m; largura, 1,05 m;
entreeixos, 1,69 m; capacidade do tanque, 30 l; peso líquido, 384 kg.
DESEMPENHO – velocidade máxima, cerca de 140 km/h;
aceleração de 0 a 100 km/h, cerca de 10