sábado, 8 de maio de 2010

Trator Fordson Major

Aumentando a diversidade: além de todas as situações em que os automóveis aparecem em fotos antigas aqui no blog, a história do automóvel às vezes cruza com outros veículos.
Aqui nesse caso, é com o trator Fordson Major que aparece OKm nessas fotos publicitárias da Agência Logmann & Martini na cidade de Encantado-RS.
A "Logmann & Martini" iniciou suas atividades em 1924. Certamente alguém saberá dizer o provável ano de fabricação desse trator Fordson, que muito provavelmente era vendido junto aos automóveis e caminhões Ford de sua época.
Mesmo não sendo o "nosso ramo" é possível achar beleza nesse monstrengo. E claro, reconhecer a sua importância histórica e, mais que isso, reconhecer a importância dessas fotografias inéditas, guardadas há décadas e aqui apresentadas.



sexta-feira, 7 de maio de 2010

Gol, 30 anos...


                                                                                   O Gol é fabricado no Brasil desde 1980, com projeto totalmente nacional e que conquistou o brasileiro. Daqui ele sempre partiu para ser comercializado em muitos outros países. No mesmo ano do lançamento, foram enviadas 49 unidades do Gol para o Paraguai e Nigéria, abrindo caminho para as mais de 800 mil unidades exportadas até hoje para mais de 50 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. Seu projeto começou em 1976 e seu desenvolvimento exigiu nada menos que um milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas. Hoje o Gol é vendido no Brasil e exterior. Seu lançamento se deu com o objetivo de substituir carros mais populares da marca, como o Fusca e a Brasília, iniciando uma nova familia posteriormente, composta pelo Gol, Voyage, Saveiro e Parati.
O Gol era um carro bem mais caro do que o Fusca, mas mesmo assim não deixou de conquistar a simpatia dos consumidores e o mercado brasileiro, com suas linhas inspiradas no Passat, de tal maneira que em 1987 se tornou o carro mais vendido do país.

Primeiros anos

Antes que alcançasse todo esse sucesso de vendas, houve muitas reclamações por parte dos proprietários do novo modelo, no que se referia à potência, afinal, fora lançado com o motor boxer 1.300 do Fusca. Para os amantes de carros em especial a falta de potencia em umautomóvel é considerado um defeito muito sério, mas nada que os avanços da tecnologia não pudessem resolver e a chegada de um nova versão, desta vez com motor 1600 refrigerado a ar veio como solução para esse problema. Ainda em 1987 o Gol GT foi trocado pelo Gol GTS cuja opção seria somente o álcool como combustível.

Primeiro em várias tecnologias

Gol GTI inaugurou a injeção eletrônica no Brasil em 1989. Em 2003, o Gol G3 1.6 se tornou o primeiro carro flex do Brasil, podendo consumir gasolina, álcool ou mesmo a mistura dos dois. Hoje a tecnologia desse tipo virou moda e os carros flex são encontrados com facilidade. Ele foi pioneiro também ao usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas e, em seguida, passou a contar com o motor turbo 1.0, também com 16 válvulas.


As gerações do Gol

Primeira geração: refrigeração a ar

Sua primeira geração chegou ao mercado em 1980 equipada com motor 1,3 litro refrigerado a ar. Com tração dianteira, suas linhas se modernas e aerodinâmicas se inspiravam nas do Passat, um dos carros mais modernos e admirados na época.
Primeiro veículo da Volkswagen do Brasil concebido para dar origem a uma família de modelos. Em 1981 foi lançado o Voyage, sua versão sedã, a Parati, sua versão station, chegou em 1982, consagrando-se logo comoum dos veículos preferidos pelas famílias brasileiras. A picape Saveiro, completou a linha no mesmo ano. Foi um 1.6 branco 1988 que me levou para casa após nascer.
Dizem que foi nesse passeio que passei a gostar tanto de carro, não sei porquê, nem gosto muito do Gol, rs. A história é a seguinte: Saí aos berros da maternidade, mas foi só me colocarem dentro do carro, que eu parei de chorar (incrível como me contentei com um Gol). Chegamos em casa, e foi só me tirarem do carro que ue voltei a berrar.

1994 – Geração II – o Gol “Bolinha”


A primeira grande transformação do Gol ocorreu em 1994, quando a segunda geração foi lançada. O design arredondado originou o apelido de “Bolinha”. Ele foi desenvolvido à partir de pesquisas e sugestões  dos clientes: mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído.  Aqui em casa tivemos um dessa geração, Special 1.0 2000. Aguentou bem os 7 anos na nossa família.

1999 – Geração III


Eu considero como o melhor Gol. Foi o que  que trouxe consigo uma grande evolução na qualidade no acabamento, perceptível desde as junções das chapas até os tecidos de revestimento. 70% das chapas de sua lataria eram zincadas, sendo o primeiro modelo nacional do segmento a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão.

2005 – Gol G4


Talvez um dos Gols menos apreciados pelos fãs do modelo. Seu visual era mais limpo e arredondado. Seu interior era mais pobre. O Gol G4 foi lançado em 2005, e continua à venda até hoje como carro de entrada da Volkswagen, apenas com motor 1.0. Em breve ele passará a ser mais econômico.

2008 – Novo Gol


Talvez seja um dos Gols mais marcantes. O “Novo Gol” chegou com uma nova plataforma, com motor transversal e mais esportividade no design. O furôr que ele gerou em fase de desenvolvimento foi muito grande, afinal, era o carro mais vendido do país. Nessa geração o sedã Voyage voltou a ser fabricado, mas a Parati continua na geração 4.

As séries especiais


Foram diversas as edições especiais do Gol. Tudo começou com a série Copa, lançada em 1982, em comemoração à Copa da Espanha. Em 1995, a primeira temporada brasileira dos Rolling Stones no Brasil foi a inspiração do Gol Rolling Stones, com 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, o Gol Atlanta chegou para celebrar os Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos.
Em maio de 2001 foi lançada a série Fun, voltada ao público de espírito jovem, foi seguida pelo Gol Highway I e II, em 2001 e 2003, com motor 16 válvulas, e pelo Gol Rallye, em 2004, com suspensão elevada e estilo off-road, relançado em 2007. A série especial Power, lançada em 2001, a versão nunca mais saiu de linha e continua no Novo Gol, com motor 1,6 litro.

O Gol ao longo dos anos:

1980 – Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).
1981 – Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.
1982 – Lançamento da Série Copa.
1984 – Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e do motor 1.8 S.
1985 – Lançamento da série especial Plus.
1986 – Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões.
1987 – Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.
1989 – Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.
1990 – Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.
1991 – Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminados para todas as versões.
1992 – Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800.
1993 – Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv.
1994 – Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI.
1995 – Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones.
1996 – Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 com carburador. Lançamento da série especial Atlanta.
1997 – Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.
1998 – Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.
1999 – Lançamento da Geração III, com novo design.
2000 – Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (o 1º motor 1.0 turboalimentado do Brasil).
2001 – Gol supera a produção do Fusca no Brasil. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas.
2002 – Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo.
2003 – Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de cinco mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III duas portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de quatro milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada.
2004 – Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gol exportados para 50 países.
2005 – Lançamento do Gol 1.0 Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia. Lançamento do Gol G4, a quarta geração.
2007 – Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando cinco milhões de unidades produzidas.
2008 – Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Novo Gol.
2010 – Trinta anos de fabricação. Lançamento da série especial Gol Seleção, com três mil unidades. A primeira versão do Gol (1980) passa a ser considerada histórica, com direito a receber placas pretas, exclusivas para carros com mais de 30 anos de idade.

Galeria

(Clique nas imagens para ampliar)
Fonte | Volkswagen

Demolição em cadeia.

Isso eu nunca vi...
Eu sei que este povo é retardado...mas nem tanto...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dodge SRT10 ...coitada...


Agora eu entendo que tudo tem seu lugar pra fazer certas cagadas...

Impala malvado!


Só quem já andou ou viu um deste pessoalmente, sabe que empinar
um carro de 2,5 ton. não é facil não!!!
Tem que passar dos 1000 hp's pra esta proeza e olha lá...

terça-feira, 4 de maio de 2010

Fantasia proibida.

Estas são algumas maravilhas sobre rodas que passaram
na feira Forbidden Fantasy Show N shine 2010
na Califórnia,
Apreciem...
Seção Socado's

Agora está mais fácil de terminar, lá, é lógico...

olha que rodinha...