Existe na cidade de Bebedouro, aqui perto de Rio Preto, à exatos 113km de distância
um belo Museu de carros, motos, aviões, trens, enfim, uma imensa variedade de máquinas
e equipamentos antigos que pouca gente conhece.
Eu já estive lá e sempre que posso retorno, e para os entusiastas de plantão, é uma boa
ir conhecer coisas novas. É pertinho, pouco mais de uma hora de carro. A entrada é de R$ 5,00,
mas vale a viajem...
Aí vai um pouco da hitória de seu fundador que leva o nome do Museu:
Eduardo André Matarazzo.
Eduardo André Matarazzo nasceu na cidade de São Paulo no ano de 1932, filho de Francisco Matarazzo Junior e neto do imigrante italiano Francisco Matarazzo que chegou ao Brasil, vindo de Salermo, em 1887. Desde jovem foi apaixonado por máquinas e veículos; seu interesse não se resumia ao design dos automóveis, mas, também, ao seu funcionamento, seu motor.
Além disto, era aficcionado por corridas, tendo participado de diversas provas onde é hoje o autódromo de Interlagos. Uma delas foi uma prova da qual participaram 30 Romi Izettas, nos anos 50. Foi também proprietário do primeiro Wolksvagem a rodar no Brasil, o que levou a fábrica a lhe ofertar o último aqui produzido.
Sua grande paixão era a restauração de carros. Para conseguir seu objetivo, aos 21 anos (1953) mandou construir, sob a garagem da casa onde morava em São Paulo, uma oficina amplamente equipada para a reforma de carros antigos, cujos carros eram baixados por um elevador.
Quando voltava de seu trabalho como Vice-Presidente Executivo das Indústrias Reunidas F. Matarazzo, após o jantar, descia para a oficina onde orientava os mecânicos, eletricistas, funileiros e pintores que contratava, passando horas dedicadas a deixar os automóveis exatamente como eram quando saíram de fábrica, isto é, sempre utilizando peças originais; se não as encontrava no Brasil, comprava-as no exterior. Suas primeiras restaurações foram: um Opel, um Isotta Fraschini e uma Mercedes K. Night.
sábado, 18 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meu nome é Allisson moro aqui na cidade de Bebedouro
ResponderExcluirEsse museu é realmente incrivel, todos q já foram lá gostam muito pelo acervo e pelo estado dos carros bem conservados
Vale muito apena vir conhecer Bebedouro e seus museus